domingo, 18 de setembro de 2016

Dica F@b #02: Vamos Apanhá-los Todos?


A jogar Pokémon Go mas a sentir alguma frustração porque as criaturas capturadas apenas residem na memória do telemóvel? A impressão 3D tem solução para este problema!

Pesquisando no Thingiverse, encontramos uma grande diversidade de modelos 3D para descarregar e imprimir. Podemos encontrar acessórios, símbolos, e as nossas personagens favoritas para imprimir nas impressoras 3D. Uma muito útil é o acessório para o ecrã do telemóvel que facilita o centrar e atirar das pokébolas. Os símbolos das equipas são um bom adereço para os fãs, e podemos pesquisar e imprimir o nosso buddy em 3D. Por onde começar? Acede ao Thingiverse e pesquisa por Pokémon. Antes de imprimir, verifica a validade da mesh e efectua correcções, se necessário, com o netfabb ou Meshmixer, para te assegurares do melhor resultado da impressão.

Para os mais criativos, que querem explorar o mundo fantástico da modelação 3D, porque não modelar o seu pokémon favorito no Tinkercad? Esta aplicação lançou recentemente um desafio à sua comunidade de utilizadores para modelar pokémons no Tinkercad.

Agora que podes segurar na mão o teu pokémon favorito, boas caçadas! Mas não te esqueças de prestar atenção ao ambiente que te rodeia.

Por aqui, jogamos pela Team Mystic, e adoramos explorar os espaços urbanos neste cruzamento entre realidade física e virtual.

sábado, 17 de setembro de 2016

Será que funciona?


Os tablets adstritos ao Fab@rts estão pensados para modelação 3D, mas podem (e devem) ser usados noutros contextos. Este, vamos arriscar na primeira semana de aulas, e fazer umas experiências... divertidas, esperamos.

A app chama-se MSQRD, e permite captar vídeos pensados para redes sociais, aplicando máscaras 3D directamente sobre captura facial. Os vídeos podem ser partilhados directamente nas redes sociais, gravados na memória dos dispositivos ou enviados por email. Dá ideias para um pequeno filme de apresentação feito pelos alunos logo na primeira aula, não dá? Se funcionar, depois partilhamos.

terça-feira, 13 de setembro de 2016

5 atividades possíveis a realizar num Makerspace

Neste artigo vemos como várias Bibliotecas Públicas souberam integrar MakerSpaces nos seus espaços. São inúmeras as atividades que aí podemos realizar...

sábado, 3 de setembro de 2016

Dica F@b #1: Colecções do Sketchfab

Galeria Great Statues do Sketchfab


Gostamos de desenvolver competências de criação através da aprendizagem de modelação 3D, mas sabemos que nem todos pode ter essa apetência. Também sabemos que, muitas vezes, o que necessitamos para os nossos projectos, dos nossos alunos, ou para a sala de aula já existe em formato digital.

Um exemplo: se quisermos abordar a estatuária clássica, dos tempos greco-romanos até ao século XIX, podemos recorrer a esta galeria do Sketchfab, Great Statues Collection, dedicada a modelos e digitalizações de obras de arte. Para além da visualização em 3D, podemos descarregar os modelos para imprimir numa impressora 3D.



Os modelos poderão não ser apropriados para impressão directa. Recomendamos utilizar o Meshlab para operações de remeshing (diminuir o número de polígonos que define a superfície do modelo, tornando-o mais leve) e conversão de formatos, caso o ficheiro original não esteja no formato STL. Recomendamos também utilizar o Meshmixer ou o Netfabb para verificação da qualidade do modelo e correcção de possíveis erros, para que não hajam más na altura de imprimir em 3D.

Finalmente, se usamos, damos crédito. O Sketchfab encoraja a partilha dos modelos em licenciamento Creative Commons. Se utilizamos modelos criados por terceiros, temos o dever de partilhar a informação sobre quem os criou/modelou/capturou, respeitando direitos de autor e atribuições. Como? É fácil. Ao descarregar um modelo da coleção, o Sketchfab dá-nos um texto que podemos copiar e colar, com a informação do auto. Assim:
Penelope by Geoffrey Marchal is licensed under CC Attribution
https://skfb.ly/QDQD
Corresponde ao modelo que utilizámos nesta dica. Estas galerias são criadas pelos utilizadores do Sketchfab, um site de visualização e partilha de modelos 3D na web. Explorem mais aqui: Sketchfab Collections.

O 3D nas mãos da Educação


Ontem, por Mafra, no encontro sobre Diferenciação Pedagógica organizado pelo CFAERC na Escola Secundária José Saramago. Do programa do encontro fazia parte um workshop sobre o projecto Fab@rts: O 3D nas mãos da Educação,


Aproveitámos o evento para demonstrar a tecnologia de impressão 3D, com um espaço no átrio da Escola Secundária expondo alguns dos objectos modelados no âmbito das actividades das TIC em 3D, explicando aos interessados o que é esta tecnologia de manufactura aditiva, o que se pode fazer com ela na sala de aula, e permitindo o contacto com as impressoras 3D.


Já tinha ouvido falar, mas nunca tinha visto... foi uma frase muito repetida por todos os que nos visitaram. A presença num evento destinado à comunidade educativa do concelho onde estamos inseridos permitiu divulgar estes projectos junto dos colegas que nos estão mais próximos.


Terminámos a participação neste evento com um workshop sobre o 3D na Educação. Desenvolvido em conjunto com Centro de Recursos Poeta José Fanha, mostra a lógica e os primeiros passos do projecto Fab@rts, falando sobre Fablabs, makerspaces e a intuição do potencial educativo da criatividade aplicada a meios digitais, que não se esgotam na impressão 3D, envolvendo electrónica, programação, e artes aplicadas em projectos que envolvem aprendizagens, criatividade e gestão de informação. Mas para já, iniciamos com impressão 3D na biblioteca da escola.

O workshop em si foi mais curto do que o desejável, o que não nos permitiu uma abordagem prática. Seguimos o esquema habitual de trabalho, abrindo a tampa superior da impressora para mostrar os seus mecanismos e explicar os eixo cartesianos, discutindo tipos de ficheiros, operações de controle e slicing, e técnicas elementares de impressão. Passámos a uma apresentação sobre educação e impressão 3D, mostrando exemplos de projectos, enquadramento teóricos, e questões técnicas sobre a tecnologia. Terminamos demonstrando como modelar em 3D com o Tinkercad, abordando durante o processo de modelação de uma peça questões ligadas à matemática, geometria e forma (visual e tridimensional) que estão inerentes ao trabalho de modelação 3D, bem como ao desenvolvimento de competências de visualização tridimensional. Ficou de fora o desafio aos participantes para experimentar a modelação 3D.

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

"Provocação" pedagógica...

Decorreu hoje a oficina "Fab@arts:  3D nas mãos da educação", no âmbito do encontro promovido pelo CFAERC . O Professor Artur partilhou a sua experiência e conceitos ligados à modulação e impressão 3D. Apresentamos o projeto e o potencial pedagógico que desejamos explorar a partir do 3D. O tema era a diferenciação pedagógica, todavia inserimos um novo tópico: a "provocação pedagógica"! Estivemos com um grupo de colegas interessados e surgiram questões. O tempo era pouco (2 h), mas houve oportunidade para passar por questões mais técnicas e teóricas e ver a impressora em ação. É curioso ver o impacto que uma primeira observação suscita e ouvir comentários como: "É o futuro"... Acrescentamos nós: "É o futuro já ali ao virar da esquina...!"